Maternidade Frei Damião atinge 100% de conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente 2024
São 21 critérios que avaliam as medidas para prevenir e reduzir danos aos pacientes, durante o atendimento de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, a segurança do paciente é um pilar fundamental para a qualidade do cuidado.
A avaliação tem objetivo de promover a gestão dos riscos e a adoção de práticas de segurança em serviços de saúde de todo país, reforçando a cultura de segurança e propiciando o aprimoramento do cuidado prestado aos pacientes e melhoria da qualidade nesses serviços.
Dentro desse contexto, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) se destaca por disseminar e promover, dentro da rotina da unidade, ações de conscientização sobre a importância da prevenção dos eventos adversos, ou seja, evitar ocorrências indesejadas que podem surgir durante a assistência a um paciente.
O NSP é o setor que trabalha para reduzir o risco de dano desnecessário ao paciente, articulando ações e integrando instâncias que trabalham com riscos.
De acordo com a coordenadora do NSP da Maternidade Frei Damião, Marília Albuquerque, o trabalho é contínuo e envolve todos os profissionais da unidade.
“A equipe do Núcleo de Segurança do Paciente desenvolve ações relacionadas às metas internacionais de segurança do paciente durante todo o ano. Entre as atividades mais frequentes, podemos destacar a abordagem in loco, palestras e capacitações voltadas para todos os profissionais da assistência direta e indireta da instituição. Com esse trabalho, conseguimos reduzir os danos e lesões associadas aos cuidados de saúde, garantir o aprimoramento da qualidade da assistência prestada aos pacientes e, assim, alcançar uma alta conformidade nas avaliações da Anvisa”, explicou.
A diretora-geral da Frei Damião, Marcela Tárcia, reforça que a segurança do paciente precisa ser compreendida como um dos principais compromissos da unidade para o paciente. “É necessário entender que não basta ter os melhores profissionais da assistência, os melhores equipamentos e falhar no cuidado diário, facilitando a ocorrência de erros que podem comprometer seriamente a saúde e até a vida do paciente”, afirmou.
A Paraíba tem se destacado no cenário da segurança do paciente e, em 2024, foi eleito o quarto Estado da Federação e o primeiro das regiões Norte e Nordeste no ranking de melhor gestão sanitária da segurança do paciente, ficando atrás apenas do Distrito Federal e dos Estados do Mato Grosso do Sul e de Goiás.
Este ano, além da Maternidade Frei Damião, que atingiu 100% dos indicadores, mais seis unidades receberam alta conformidade na avaliação nacional das práticas de segurança do paciente, são elas: Hospital de Trauma de João Pessoa, Hospital de Trauma de Campina Grande, Hospital Edson Ramalho, Hospital Geral de Mamanguape, Hospital de Clínicas e Complexo de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga.
Fonte: Governo da Paraíba.
Comentários
Postar um comentário