Dois trechos de praia estão sendo considerados impróprios para banho este fim de semana na Paraíba, segundo relatório divulgado pela Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema).
Como observou o ClickPB, dos 62 pontos monitorados pelo órgão, trechos localizados em Cabedelo e Jacarapé foram considerados não próprios.
O ClickPB apurou que a análise da Sudema foi feita em praias do litoral da Paraíba entre os dias 21 e 24 de julho e tem validade até o próximo relatório, em 1º de agosto.
O primeiro trecho está localizado entre as praias do Poço e Ponta de Campina, na cidade de Cabedelo. A água analisada foi retirada de um trecho no final da Rua Santa Cavalcante.
São consideradas impróprias, as áreas localizadas a 100m a direita e a esquerda do ponto indicado. O ícone vermelho representa o ponto de coleta.
O segundo trecho fica em Jacarapé, Arraial do Sol. O trecho do litoral sinalizado fica ao final da Rua Manoel Cândido Soares.
O que é balneabilidade nas praias do litoral paraibano?
Segundo a Sudema, a balneabilidade é a qualidade das águas do litoral destinadas à recreação de contato primário, que são atividades de contato direto e prolongado com a água (banho, natação, mergulho, pesca, etc), onde existe a possibilidade de ingestão.
Os principais riscos incluem doenças gastrointestinais, como gastroenterite, cólera, febre tifoide e hepatite A, além de infecções respiratórias e problemas de pele.
A ingestão de água contaminada pode causar vômitos, febre, diarreia e dores de estômago, já a inalação de gotículas de água contaminada pode levar a infecções respiratórias, especialmente em praias com ondas fortes.
Feridas abertas ou lesões na pele podem ser agravadas pela contaminação da água, causando dermatites, furúnculos ou infecções mais graves.
Em casos de contato com água extremamente contaminada, podem ocorrer infecções mais graves. Um exemplo são as causadas por bactérias comedoras de carne, que podem levar a inchaço, vermelhidão, febre, calafrios e, em casos avançados, bolhas e necrose.
Comentários
Postar um comentário