Trump sobre ofensiva do Brics ao dólar: “Pagarão um alto preço”

 O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se manifestou sobre as investidas do Brics para quebrar a hegemonia da moeda americana no mundo, e declarou que esses países que compõem o bloco “pagarão um alto preço” caso insistam.


Em uma conversa em seu gabinete, Trump disse que vai aplicar uma sobretaxa de 10% aos países do Brics, que é formado originalmente por Brasil, Rússia, Índia e China. A medida se estenderá a todos que aderirem à proposta do bloco.

O republicano afirmou que o grupo não representa, de fato, “uma ameaça séria”, e deixou claro que os Estados Unidos brigarão para manter o dólar como um “rei”.


– Perder o lugar do dólar como padrão mundial seria como perder uma guerra – destacou.


Depois de passar a manhã desta terça-feira (8) com o líder indiano Narendra Modi, o presidente Lula declarou que não aceita qualquer tipo de reclamação relacionada ao Brics. Em reação às ameaças do presidente dos Estados Unidos, que sugeriu aplicar uma tarifa de 10% às exportações de nações que apoiam o grupo de países em desenvolvimento, Lula reafirmou que o Brasil é uma nação independente e soberana.


– Nós não aceitamos nenhuma reclamação contra a reunião do Brics. Por isso que não concordamos quando ontem (segunda-feira) o presidente dos EUA insinuou que vai taxar os países Brics – afirmou o petista.

Comentários